segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto opinativo sobre os 300

Guerras
Na Antiguidade havia muitas guerras. Pessoas partiam, deixavam suas famílias, iam para diversos lugares, muitos morriam, eram poucos os que conseguiam sobreviver.
Também houve guerras no Brasil, no nosso estado, Rio Grande do Sul, por exemplo, aconteceu a Guerra dos Farrapos, mais conhecida como Revolução Farroupilha. Uma guerra que fez história foi a batalha travada entre gregos - espartanos e atenienses - e persas (atualmente Irã).
 Dizem que havia somente 300 soldados espartanos, os quais começavam a treinar aos 7 anos de idade para um dia terem o grande orgulho de defender, lutar e até morrer pelo seu país - Esparta. Com eles havia um pequeno exército de atenienses, chamados, no filme, de árcades, que eram mais inteligentes, mas não tinham muita habilidade de luta. Afirmava-se ainda que os espartanos tinham um grande orgulho de morrer lutando e Atenas era o local da sabedoria.
 Contra esses 300 espartanos e mais alguns soldados árcades, havia mais ou menos uns 2000 persas. Essa guerra aconteceu em um desfiladeiro chamado Termópilas.
Dizem que Esparta e Atenas só perderam por causa de um devido traidor Efíaltes se não os 300 poderiam até ter derrotado o exército persa.
Antigamente, os povos lutavam para defender sua pátria e não por qualquer bobeira. Então, hoje, será que devemos nos vangloriar por não haver mais tantas guerras?! As guerras parecem ter acabado, mas e a violência?

Larissa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário