segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mais produções sobre os 300



Estes trabalhos foram realizados na aula de Artes com a colaboração da professora Iara Padilha.

Nós produzindo uma propagando sobre os 300

OS ALUNOS APLICADOS CRIANDO SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA.

A nossa coordenadora



Esta é a professora Rosa, nossa coordenadora, que nos apoia em todos os momentos, principalmente, os literários.

Sérgio Erian Santos de Castilhos

A bibliotecária

Esta é a professora Elite, que nos ajuda a encontrar os livros necessários e na hora que precisamos para fazer o trabalhos solicitados.
A ela muitas beijocas da turma 81.

Andriele Monteiro

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto opinativo sobre os 300

Guerras
Na Antiguidade havia muitas guerras. Pessoas partiam, deixavam suas famílias, iam para diversos lugares, muitos morriam, eram poucos os que conseguiam sobreviver.
Também houve guerras no Brasil, no nosso estado, Rio Grande do Sul, por exemplo, aconteceu a Guerra dos Farrapos, mais conhecida como Revolução Farroupilha. Uma guerra que fez história foi a batalha travada entre gregos - espartanos e atenienses - e persas (atualmente Irã).
 Dizem que havia somente 300 soldados espartanos, os quais começavam a treinar aos 7 anos de idade para um dia terem o grande orgulho de defender, lutar e até morrer pelo seu país - Esparta. Com eles havia um pequeno exército de atenienses, chamados, no filme, de árcades, que eram mais inteligentes, mas não tinham muita habilidade de luta. Afirmava-se ainda que os espartanos tinham um grande orgulho de morrer lutando e Atenas era o local da sabedoria.
 Contra esses 300 espartanos e mais alguns soldados árcades, havia mais ou menos uns 2000 persas. Essa guerra aconteceu em um desfiladeiro chamado Termópilas.
Dizem que Esparta e Atenas só perderam por causa de um devido traidor Efíaltes se não os 300 poderiam até ter derrotado o exército persa.
Antigamente, os povos lutavam para defender sua pátria e não por qualquer bobeira. Então, hoje, será que devemos nos vangloriar por não haver mais tantas guerras?! As guerras parecem ter acabado, mas e a violência?

Larissa da Silva

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Professor Ronaldo nos explicando sobre a história grega, como funcionava a sociedade espartana e ateniense

Nós discutindo sobre as atividades do blog

Nós assistindo ao filme 300

As mulheres persas, espartanas e atenienses

Foi uma boa experiência para nós, porque tivemos um bom aprendizado histórico sobre as mulheres daquela época.

Sérgio Erian, Ériton e Valcir  


Crianças persas

Foi bom ,porque além de estudarmos a história das crianças persas ainda fizemos o trabalho em inglês.

Dionéia Freitas

                                                                                      

terça-feira, 13 de abril de 2010

OS REIS PERSAS

FOI INTERESSANTE DESCOBRIR QUE NEM TODOS OS REIS PERSAS FORAM TIRANOS, EXEMPLO É O REI CIRO.

MARLON ANTHONY

DEUSES GREGOS E PERSAS

BOM, NÓS ACHAMOS MUITO INTERESSANTE REALIZAR ESTA ATIVIDADE , PORQUE NÓS NOS DIVERTIMOS MUITO EM DESCOBRIR COMO ERA A RELIGIÃO DO PASSADO E SABER COMO ERAM OS DEUSES.

MÁRCIA MACEDO

Os quatros grandes sábios persas

ESTE TRABALHO NOS PERMITIU CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS PERSAS.

                                         ANDRIELE MONTEIRO

Mural com todos os trabalhos sobre a história dos gregos e persas


Eu acho que o trabalho ficou muito bom, porque todos nós colaboramos para fazer uma boa atividade.Olhem que lindo!
 
Larissa da Silva

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Trabalho sobre a cultura grega (espartanos e atenienses) e a cultura persa

Pesquisa sobre como começaram as batalhas entre gregos e persas, seus costumes, sua economia e os principais reis persas

Trabalho escolhido para o blog: aluno Sérgio Erian Santos de Castilhos

Os persas

Com o rei Dario, os persas invadiram a metade norte da Grécia e os gregos não contentes com seu modo de governar se rebelaram contra ele. Sua primeira grande batalha foi a Batalha de Maratona, da qual Dario saiu derrotado. Seus maiores reis foram Ciro, Dario, Cambises e Xerxes.

Sua religião era politeísta, eles cultuavam os deuses. Na economia, a agricultura era fundamental e, no comércio, os camponeses pagavam alto tributo ao Estado. A política era a monarquia; na educação os pais eram quem ensinavam seus filhos. As suas mulheres eram livres até para cuidar dos bens do marido, mas já no reinado de Dario, elas não podiam ser vistas nem pelos parentes. Deviam educar seus filhos para serem grandes reis.

Os espartanos

A educação espartana era baseada no preparo físico para que a disciplina e a habilidade militar fossem usadas pelos meninos para serem aproveitadas pelo Estado. As meninas praticavam a ginástica e música para serem boas mães.

Sua política era a oligarquia militar e era conservadora. Suas mulheres tinham a obrigação de gerar filhos saudáveis para servir ao Estado. Se não tivessem bons filhos e aptos para o Estado, caíam em desgraça na sociedade espartana. Além disso, o preparo físico das mulheres era importante na necessidade de serem convocadas para a guerra. As mulheres espartanas eram livres.

Os atenienses

O regime de governo dos atenienses era denominado democracia. Foi um regime admirável criado pelos gregos enquanto os outros povos se submetiam a caprichos dos reis ultra poderosos. Em Atenas a decisão pertencia a toda a coletividade de cidadãos.

Na democracia ateniense as mulheres não eram consideradas cidadãs, ficavam reclusas no Gineceu, lugar da casa reservado a elas, dedicavam-se a educação de seus filhos e a fiar e a tecer, não comiam à mesa quando havia pessoas estranhas, não saíam à rua a não ser por festas religiosas. Eram submissas a seus pais e seus maridos. A economia era a agricultura e o pastoreio.

Fontes consultadas:

Palestra do professor de História Ronaldo Sumariva
Palestra da professora de Português e Literatura Raquel Ramos
SCHIMIDT, Mario. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999.

Início dos trabalhos

Este é o querido professor Ronaldo, professor de História, que, gentilmente, palestrou para os alunos sobre os gregos. Discutiu com eles como era sua política, seus costumes, sua religião, seu aprendizado, entre outros assuntos importantes. Aqui ele aparece junto com o mural histórico produzido pelos alunos com sua contribuição.

Professora de Literatura









Olá, pessoas. Espero que vocês gostem das nossas atividades e se entusiasmem mais com a leitura e a produção literária.

Beijinhos,

Professora Raquel